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5 Erros que deve evitar nas suas campanhas de email.

Já aconteceu os seus clientes reclamarem porque os seus emails vão para a pasta de SPAM?

Se sim poderá estar a cometer um destes erros.

1- Usar palavras proibidas no email

As palavras proibidas são palavras, que pelo seu uso e abuso, ficaram de um modo ou de outro, conotadas como SPAM.

Palavras como:

LIVRE, atenção, oi, urgentemente, imediato, amigo, escondido, para você, STOP, fora, oferecer, agora, quente, incrível, satisfação, agir agora, aplicar agora, agora só, como se vê, como se vê na TV, evitar, ser seu próprio patrão, trabalhar em casa, em casa, comprar, ligue agora, bônus em dinheiro, o caixa livre, dobrar sua renda, ganhar $, marketing multi nível, ganhar dinheiro, , pago semanalmente, dinheiro a sério, renda extra, dinheiro rápido, o pagamento imediato, o pagamento atrasado, gestão de fundos, de acesso gratuito, dom gratuito, informação livre, a informação que você pediu, veja isso, a oferta livre, liberdade financeira, medicina, soft tabs, cialis, xanax, valium, vicodin, Viagra, Levitra, plantas medicinais, alargamento, clique aqui, aberto agora, dê uma olhada, leia agora, não exclua, isso não é spam, recolher, comparar, consolidar, $ $ $, crédito, débito, saia dívida, eliminar a dívida, reduzir sua taxa de hipoteca, refinanciar, as taxas mais baixas de seguros, seguro de vida, empréstimos, caro amigo, desconto, perder peso, grau em linha, marketing online, farmácia on-line, oportunidade, prometeu que, sites de busca, adolescente, vencedor , você é um vencedor, sua família, seu won e-mail, por favor me ajude, o pedido de parceria, Deus te abençoe, comprar agora, oferta de emprego!, tempo limitado, destinatário desconhecido, XXX, hardcore.

Entre outras na mesma linha estão por si só rotuladas como SPAM pela maior parte dos serviços de email, sendo a maior cota de mercado a do gmail com 80% dos utilizadores de serviços de email grátis portanto se o assunto do seu email contiver alguma destas palavras existe uma elevada probabilidade de o seu email ir parar a uma pasta de spam.

Clique aqui para ver a legislação europeia sobre combater o spam, o spyware e o malware.

2- Usar pontuação excessiva e uso de palavras em caixa alta (Maiúsculas)

Abusar de assuntos em maiúsculas uso exagerado de pontos de exclamação, interrogação, pontos ou outros carateres especiais aumenta em 50% as hipóteses de ir parar a caixa de Spam.

O uso de palavras e frases em maiúsculas online é associado a alguém que está a gritar, à falta de educação e a maus modos.

3- Uso de templates nas campanhas de marketing

O uso de templates nas campanhas de marketing é muito comum, mas o seu uso não é de todo consensual.

Por um lado, existe a necessidade das empresas imporem o seu Branding, através de newsletters perfeitas feitas por designers, como forma de comunicação com o seu cliente ou prospeto (futuro cliente), por outro a necessidade de se assegurar que os destinatários abram o seu email.

O abuso deste tipo de newsletters, levou a que os serviços de email, e em especial o gmail, aplicassem filtros a sua caixa de correio, fazendo o uso das seguintes Tabs (ou separador)

Separadores do GMail

  • Principal
  • – Social
  • – Promoções
  • – Atualizações
  • – Fóruns

Ver mais sobre separadores aqui!

Para assegurar que os seus clientes vêm o seu email, o ideal é o seu email ir para a Tab Principal, no caso das newsletters o Google analisa o email recebido deteta a newsletter e apresenta o seu email no Tab Promoções.

Nenhuma das Tab’s acima descritas se qualificam como Spam, mas do ponto de vista do marketing focado em usabilidade, se o seu email for parar a qualquer Tab que não seja a Principal as hipóteses do seu email ser lido baixam entre 30 a 40%.

Pessoas são preguiçosas e escolher outro separador quando tem 50 emails por ler na Tab principal é pedir muito!

 Iremos abordar o tema de como tentar evitar que o seu email vá parar à Tab Promoções em outro artigo a ser elaborado.

4- Comprar listas de emails

Abordamos aqui sobre o valor de um email para um negócio (B2B), segundo as estatísticas a aquisição de um email custa 150 dólares em média.

Muitos negócios compram listas de email’s para as suas campanhas de marketing, basicamente o que compraram é um conjunto de emails que poderão ser atuais ou não, muitos poderão até não funcionar e os que funcionarem os seus donos podem não se qualificar como um prospeto.

Imagine que compra uma lista de 1000 emails.

  • 30% São devolvidos pelo serviço de email
  • 50% Apagados sem serem abertos
  • 17% São abertos e denunciados como SPAM
  • 3% São abertos e lidos

Com estas estatísticas qualquer serviço assinala o seu email como SPAM, e a confiança no seu email decai, e pós 3 ou 4 campanhas com estes resultados não vai conseguir enviar um email a dizer olá sem ser classificado como Spam

Não compre listas de emails, certifique-se que obtém os emails através dos seu(s) site(s) apresentando ofertas relevantes, que acrescentem valor ao seu futuro cliente para que possa construir uma relação de confiança.

Obviamente se for uma marca grande e com confiança no mercado, estas regras não se aplicam tão linearmente, a Apple pode enviar os email’s que quiser como quiser, porque a confiança e o rating da marca (e do domínio apple.com) é muito elevado.

5- Criar emails de venda agressivos

Um email deverá ser um veiculo de informação e preferencialmente educação para o seu prospeto, se adotar uma estratégia agressiva de venda através de email pode esperar que maior parte dos destinatários apaguem o seu email ou pior o denunciem como Spam, é uma questão de estratégia da empresa, mas que pode por em risco o nome e o ranking da sua empresa nos motores de busca.

Fontes:

https://www.digitaldoughnut.com/articles/2016/may/anxious-how-to-avoid-gmail-promotions-tab-worry-n

http://freshmail.com/blog/engagement-the-new-fight-against-email-spam/

 

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