Select Page

5 Fatores que deve ter em conta para a Otimização do seu Site (SEO)

Vou ser direto: Ninguém pode prometer-lhe o primeiro lugar numa busca do Google! (nem a pagar!!!!)

Existe muita confusão sobre o que é o SEO, muitas vezes existe interesse em ofuscar estes assuntos para faturar mais uns trocos à conta do cliente.
A meu ver nada pode ser mais errado, além de não ser uma forma séria de fazer negócio!

Nada pode ser mais simples de compreender (e difícil de executar) que o SEO.

Espanta-me ouvir empresários a dizer: Sou número 1 do Google quando pesquiso o nome da minha empresa!!!

E ficam todos satisfeitos com isso, mas realmente não é grande feito, dado que os nomes das empresas são relativamente únicos e é uma pesquisa tão especifica que não à que enganar. (Nem sempre é assim mas vamos generalizar)

Se fizer uma pesquisa por drsite, apareço em 5º num post do google+ e em nono internacional portanto numa pesquisa em português ocupo os primeiros lugares entre google+, Linkdin, Google Maps, Facebook. Ora isto não é um grande feito!

Pense assim, se o procuram por nome é porque já o conhecem, ouviram falar da sua empresa ou foram referenciados por alguém, sendo assim metade do trabalho de cativação de clientes está feito.

Agora pegando no exemplo de um site de ecomerce de material de ortopedia, devemos ver como responder às necessidades dos nossos potenciais clientes, e sim eu só penso em necessidades e problemas 🙂

Vamos supor que tenho uma lesão no cotovelo de jogar ténis, e antes de ir ao médico as minhas pesquisas ou Palavras-Chave no Google serão;

  • cotovelo de tenista
  • cotovelo de tenista como tratar
  • lesão no cotovelo

E é nestas pesquisas que qualquer site de nicho de ortopedia quer aparecer em primeiro!

E a taça do primeiro lugar no Google para a pesquisa “Lesão no cotovelo” vai para a SaudeCuf.
Ao seguir o link vemos artigos explicativos sobre o que é e como como tratar, como prevenir, e mais uma panóplia de  informação extremamente relevante para quem sofre deste problema.

E é assim que se consegue um primeiro lugar no Google!, fornecendo informação relevante para quem a procura.

Vou ao médico e ele receita-me uma Cotoveleira Térmica para Epicondilite, vou ao Google e pesquiso pela receita.

No segundo resultado do Google vejo a resposta a minha pesquisa e ainda por cima está disponível para entrega, entro no site, tem um número de telefone, email, loja física em portugal tudo isto demonstra credibilidade e ultrapassada essa barreira  faço a compra.

Problema resolvido! fiquei satisfeito?
Vou deixar uma review ou critica sobre o produto ou a eventual entrega
É assim que se chega aos clientes através do Google.

É este o Workflow das pesquisas.

  1. Problema ou necessidade
  2. Pesquisa informativa
  3. Pesquisa transaccional (com vista à compra)
  4. Compra (fecho de ciclo)
  5. Recomendação / Critica

O exemplo descrito funciona bem para um site de ecomerce então e se eu não tiver uma loja e só vendo serviços?

Funciona na mesma maneira, só que terá de se focar em responder às dúvidas hipotéticas dos clientes relativas aos seus serviços, pelo que focaria a minha estratégia de SEO em conteúdos direcionados ao ponto 2 Pesquisa Informativa de modo a responder a todas as dúvidas dos seus futuros clientes.

Os conteúdos devem ser relevantes de alta qualidade e conter entre as 1000 e as 2000 palavras.

Agora que sabemos o que é uma pesquisa ou palavra-chave e o que as origina, vamos abordar os 5 principais fatores para conseguir uma boa classificação nas pesquisas no google

 

  1. Otimize o seu site para pesquisas locais com conteúdos relevantes e que criem interação com o seu publico
  2. Atualmente mais de 60% das pesquisas são feitas a partir de dispositivos móveis, optimize o seu site para dispositivos móveis através de sites adaptativos ou responsivos
  3. Potencie a sua marca, citações e menções em sites de referencia (com um bom ranking) para a sua indústria, faça a sua marca destacar-se das restantes e o google vai trata-lo como uma referencia
  4. Use as redes sociais para estabelecer a sua marca, produza conteúdo que cative seguidores, a tendência futura dos resultados do google valorizam mais os relacionamentos e interação e cada vez menos sobre densidade de palavras chave
  5. Adeque a “sua” mensagem ao seu publico alvo, alinhe a sua empresa com os seus clientes, forneça valor, ofereça ebooks, ofertas, tudo isto em torno do seu produto ou serviço. Esta é a nova estratégia Holistica que provoca interesse sobre a sua marca
  6. (Bonus) Seja generoso e receba generosidade de volta

Estas são os 5 principais fatores para conseguir uma boa posição nas pesquisas do google, é fácil escrever e assimilar estes simples 5 pontos, para executa-los necessita de uma estratégia de comunicação, se não tiver uma estratégia crie uma, execute e ajuste conforme resultados obtidos.

Estamos a interagir com pessoas, defina a sua Persona (veja aqui o artigo sobre as Buyer Persona) teste a sua mensagem, ajuste e teste outravez. É este processo de tentativa e erro que o irá ajudar a comunicar mais eficazmente.

Quanto ao processo do SEO e pesquisas, lembre-se que as pesquisas são únicas para cada pessoa , e tendem a alterar com o tempo, hoje a tendência é a pesquisa por voz ganhar cada vez mais relevância.

O SEO e a sua execução é um processo continuo que requer esforço e tempo, mas vale a pena apostar e investir porque os resultados são evidentes.

Necessita de ajuda?

Espero que o artigo tenha sido útil para sí.

Se gostou partilhe, ou deixe um comentário com a sua critica, a sua opinião é importante para nós.

A equipa DrSite.

Subscreva a nossa Newsletter

Junte-se a nós e receba as ultimas atualizações e novidades!

Obrigado por subscrever.

Share This