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 Marketing de Conteúdo – Já definiu a sua estratégia digital?

Um cliente e bom amigo de longa data, decidiu a meses atrás, (influenciado por mim claro!) a abrir uma loja de ecommerce como complemento da sua loja de ortopedia.

A viagem digital do Nuno está agora a começar, e além de ser um bom cliente, a minha espinhosa missão é dificil, porque como alguém disse:

MAIS DIFÍCIL QUE IMPLEMENTAR IDEIAS NOVAS, É REMOVER AS IDEIAS ANTIGAS

Depois de devidamente evangelizado sobre os benefícios do Marketing de Conteúdo, hoje aparece e diz, (…)estou a fazer um artigo sobre um produto anti-celulite… escrevo o quê?

Necessita de ajuda?

Bem podia-lhe dar uma resposta direta, mas prefiro escrever este artigo 😀

Na verdade é um tema com alguma profundidade, tão fundo como um funil (mas já lá vamos). Nesta era onde estamos rodeados e sobrecarregados de “ruído” digital e analógico, o nosso cérebro aprendeu a desligar-se do constante assédio das vendas, enfim aprendemos a não ver nem ouvir, a publicidade que nos é imposta pelos midia.

Como podemos sobressair desse ruído de modo a criar uma audiência para os nossos produtos?

A resposta é precisamente fazer um marketing de conteúdo, onde entram as várias fases do funil de vendas (sim o objetivo é mesmo vender)

Funil de Vendas

O que é o Modelo AIDA?

O Modelo AIDA foi desenvolvido pelo advogado Elias St. Elmo Lewis,  em 1898, quando trabalhava na sua agência de publicidade “Os anunciantes” .

AIDA é um acrônimo para as palavras “Atenção”, “Interesse”, “Desejo” e “Ação”, e que descreve as várias fases do seu futuro cliente na sua jornada de compra e tradicionalmente representado como um funil.

No caso do Nuno, sendo um produto relativamente desconhecido, a estratégia que aconselho será escrever um artigo orientado para chamar a Atenção ou Awareness (Original em Inglês ) a primeira fase do funil.

Alguma vez ouviu falar em roupa anti-celulite? eu calculo que não, mas acho a ideia estranha e gostaria de ler algo sobre isso, nem que seja só por curiosidade. Embora não faça parte do publico alvo desse artigo (mulheres a partir dos 30 – 35 anos) gosto de saber coisas sobre saúde e bem estar.

Visto que é uma novidade pouco conhecida, porque não fazer um lançamento de produto? Uma ação de marketing nas redes sociais com ações de publicidade no facebook (com segmentação do publico alvo ) com vista a chamar atenção para este produto inovador no mercado.

Não havendo orçamento para publicidade a maneira mais fácil e com menos custos do ponto de vista  da divulgação, será fazer um artigo onde se explica o problema da celulite, as implicações que tem na saúde e na auto-estima de quem sofre deste problema, (a saúde é importante mas o visual é mais importante ainda!) abordando as formas de evitar o aparecimento e os métodos para combater e claro está apresentar os benefícios desse produto inovador.

FASE 1 – CHAMAR A ATENÇÃO

Portanto vamos “levantar  a lebre da celulite”  o verão está ai à porta, e as mulheres estão a tirar as mini-saias dos armários.

NÃO VESTE A SUA MINI-SAIA FAVORITA POR CAUSA DA CELULITE? VEJA COMO CONSEGUIR UMAS PERNAS BONITAS EM APENAS 3 MESES! O VERÃO ESPERA POR SÍ.

O título acima é apenas um exemplo com uma certa dose de Clickbait (o entusiasmo faz-me isto 😉 ), o importante é o artigo ser informativo sobre o problema e não falar só sobre o produto (lembre-se não venda, crie o awareness relativamente  ao problema) e os seus futuros clientes vão ficar interessados e querer saber mais.

Devemos também deixar uma “porta” aberta para poderem avançar para a próxima fase, esta “porta” poderá assumir o formato de um link ou botão no seu artigo um “Call-to-Action” ou uma chamada para a ação, deixando claro o passo que quer que a sua audiência tome a seguir. (ninguém gosta de pensar, mas sim seguirem instruções subtis)

FASE 2 – GERAR INTERESSE

Fazemos avançar o futuro cliente do primeiro artigo, ao clicar no Call-To-Action, para uma “landing page” onde se fala nos benefícios deste produto apoiado em fatos concretos, onde pode oferecer um ebook (chamado um lead Magnet ) ou outro conteúdo em troca do nome e email (veja aqui os erros a evitar nas campanhas por email), pode também consoante o produto (penso que funcionaria neste produto) tentar fazer uma venda na Landing Page, juntando a fase 2 e 3 numa só.

FASE 3 – GERAR DESEJO

A partir do momento que essa pessoa entra para a sua lista de email, vamos gerar  e aumentar o desejo, onde podemos usar testemunhos de outros clientes a dizer que o produto funcionou e como atingiram os seus objetivos usando o seu produto, neste caso a roupa anti-celulite.

Poderá também falar na qualidade e carateristicas do produto, os materiais de alta qualidade, estudos, investigações etc.

FASE 3 – GERAR AÇÃO

Finalmente a fase pela qual o seu negócio estava a espera, a venda!

Para gerar a venda poderá reforçar o desejo várias táticas:

  • Ofertas
  • Ofertas com limite de tempo
  • Promoções
  • Descontos
  • Descontos por quantidade
  • Coupões

 

A chave do marketing de conteúdo é fornecer algo de valor, e várias vezes, criar uma relação com o futuro cliente, informar e educar, para no fim receber de volta.

É o inverso do ditado “QUEM SEMEIA VENTOS, COLHE TEMPESTADES” ou neste caso “QUEM VALOR DÁ, VALOR RECEBE” uma espécie de KARMA digital.

Mas lembre-se que uma reputação online leva anos a consolidar e minutos a ser desfeita veja estes casos sobre como os midia afetaram estas empresas.

Não se sinta tentado usar esta estratégia para vender a banha da cobra, já há muitos que o fazem e realmente com bons resultados financeiros, mas na verdade ameaçam a reputação de todos os que vendem online. Tenha um produto com valor que faça a diferença na vida das pessoas, e o bom Karma estará sempre do seu lado.

Espero que o artigo tenha sido útil para sí.

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A equipa DrSite.

 

 

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