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O que são Palavras Chave, e porque é que são importantes para o seu Site?

Já falamos aqui algumas vezes sobre Palavras Chave em outros artigos referentes ao SEO, mas realmente nunca nos debruçamos sobre o que são Palavras Chave.

As Palavras Chave são o combustível do seu site, e de certa forma modela o seu tipo de visitantes no que diz respeito às intenções do visitante

Cada empresa deve fazer o seu estudo de palavras chave de acordo com os seus objetivos de negócio.

Palavra Chave ou Keyword o que é?

As Palavras Chave são palavras (ou uma frase) que descreve o seu site, artigo, produto ou outra informação relevante no seu site, e são usadas pelos motores de busca para catalogar o conteúdo do seu site de modo a apresentar os resultados mais relevantes.

Portanto uma palavra chave é qualquer palavra ou frase que coloca na pesquisa do Google, Youtube, Bing ou Yahoo (para citar só os principais), de modo a poder encontrar uma informação, uma comparação entre produtos ou um produto em particular.

Crie uma lista de Palavras chave.pesquisa google

Criar uma lista de Palavras chave é um processo  que exige duas etapas:

  1. Ponha-se no lugar dos seus clientes, se fosse eles como pesquisaria  o seu negócio?
    • Imagine todas as formas de pesquisar o seu produto ou serviço, e escreva-as.
    • Pergunte aos seus colaboradores, família, amigos e conhecidos como eles procurariam o seu produto ou serviço, de certo que ficará espantado com a diversidade de pesquisas! Agora aponte-as todas.
    • Pode começar a fazer uma busca no google e verá que ele irá tentar completar a sua pesquisa, anote essas também.
    • Uma palavra chave pode ser uma frase de três ou quatro palavras
  2. Pegue nessa lista inicial e vá até ao keywordplanner da google (Link) e veja se há procura (ou interesse) para as palavras chave escolhidas (não convém existir muita procura se houver muita procura também haverá muita competição para esses termos)

Como usar as palavras chave?

Após ter feito uma lista com as suas palavras, terá de aplica-las nos seus conteúdos.

  1. Título do Site
  2. Descrição do Site
  3. Conteúdo do site
  4. Cabeçalhos e subtítulos
  5. Links internos e externos
  6. Descrições das imagens

É importante que o endereço para um artigo do seu site seja http://www.frutadacasa.pt/a-melhor-pera-oeste em vez de http://www.frutadacasa.pt/?as235452. Os motores de busca conseguem ler o primeiro porque tem “a melhor pera do oeste” no segundo apenas vê uma string sem significado.
Se o seu site usar um CMS (ou gestor de conteudos) como o wordpress (Ver aqui um artigo sobre os vários plugins para wordpress), joomla, drupal, etc existem vários plugins dedicados ao SEO que poderá instalar no seu site que vão facilitar o trabalho de atribuição de palavras chave a suas páginas

As palavras chave devem se usadas de forma natural no seu site

Como não usar as palavras chave?

Antigamente todos tentava-mos enganar os motores de busca escrevendo as nossas palavras chave repetidas até ao infinito no cabeçalho do site, esses tempos acabaram, e hoje quem fizer isso vá levar uma penalidade do google e nunca mais aparece na pesquisa do google (os algoritmos detetam esses esquemas e se houver uma penalização é muito dificil voltar a aparecer sem ajuda de pessoal especializado).
Portanto textos como: Temos as melhores peras do oeste, as fantasticas peras do oeste, peras soculentas, peras rocha, as melhores peras rocha  e por ai adiante é meio caminho andado para uma penalidade.

Repetir as mesmas palavras em todas as páginas do site (cada página é uma entidade e deve ter palavras chave próprias ao assunto da página)

Usar as palavras chave abusivamente no texto (os conteúdos são para serem consumidos por seres humanos e não por máquinas, o google já percebe a diferença entre um texto coerente e um escrito para ele indexar, e se perceber que o estão a manipular o site poderá ser penalizado)

Poderá fazer o download do template para palavras chave aqui

Tipos de palavra chave

A escolha das palavras chave dependem do seu objetivo vejamos;

Palavras-chave Navegacionais – Destinam-se a encontrar um destino (como o seu site)

Palavras-chave Informativas – normalmente são pesquisas feitas de modo a obter uma informação (como fazer uma tarte, como remendar um tubo roto etc.)

Palavras-chave Transacional – Com elevada intenção de compra (comprar ténis nike air, comprar flores online etc)

Dependente do seu objetivo use estas palavras chave tipo, idealmente deve usa-las todas já que deve fazer parte da sua estratégia para conseguir o máximo de clientes possível.

A navegacionais encontram-se  no seu site inteiro pode ser o nome da sua marca, as informativas no seu blog onde pretende tentar informar e esclarecer os clientes sobre os seus produtos ou serviços e as transacionais na sua loja ou pagina de serviço, já que a intenção é conseguir a venda.

Veja aqui como criar uma estratégia de Marketing de conteúdo, leia com atenção e tente estabelecer uma correlação entre o Modelo AIDA e as suas palavras chave.

E aqui sobre a defenição de clientes tipo ou Buyer Persona.

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