Todas as empresas que alguma vez enveredaram pela conceção de um site para o seu negocio, sabem quão árduo é este trabalho, mesmo contratando uma empresa para o efeito, existe muito trabalho muito “brainstorming” envolvido neste projeto desde a sua fase inicial até à conclusão.
O site está online ao gosto da sua empresa e agora é só esperar pelos visitantes certo?
ERRADO!
Inicia-se agora a jornada para atrair os prospetos (potenciais clientes) para a sua página, apesar de serem apenas 5 métodos aqui referidos, muitos mais haveriam para referir mas para já começamos com 5.
1 – OTIMIZAÇÃO DE CONTEÚDOS
Na busca de tráfego grátis (não existe tráfego grátis mas adiante…) é importante otimizar a sua cópia de modo a ser o mais relevante possível a quem procura os seus produtos ou serviços (lembre-se as pessoas procuram soluções para os seus problemas e não a sua empresa).
Deverá otimizar o seu conteúdo de modo a falar sobre os benefícios que proporcionam aos clientes não esquecendo as suas caraterísticas claro.
2 – SUBMETA O SEU SITE NO GOOGLE.
Através da geração de um sitemap (basicamente é um ficheiro que contem a informação do seu site para o google indexar), poderá comunicar ao google a estrutura do seu site bem como o seu conteúdo, e é uma excelente maneira de começar.
Veja aqui um artigo detalhado da google
Se for uma pessoa com alguma apetência para a informática é relativamente fácil seguindo estes passos;
- Poderá fazer um sitemap em serviços online como o Sitemap Generator
- Se não tiver um email da Google crie um e vá a https://www.google.com/webmasters e adicione uma propriedade
- Insira o seu Site e descarregue o ficheiro html fornecido pelo google para verificar a propriedade da página
- Vá até ao seu alojamento e faça o upload do ficheiro html para a raiz do seu site
- Volte a ferramenta da google, selecione a sua propriedade e faça validar
- Submeta o seu sitemap.xml
- Feito!
Parabéns acabou de validar o site no google e submeter o sitemap!
3 – OPTIMIZE OS SEUS LINKS PARA O GOOGLE.
Se o endereço para qualquer página do seu site for por exemplo http://www.sitexpto.pt/?p=125 o seu site não está optimizado para o Google, o seu endereço deveria ser algo do género http://www.sitexpto.pt/artigo/como-fazer-xpto.
O ultimo endereço diz aos bots da google que conteúdo tem a página para facilitar a indexação da mesma.
4 – CRIE OFERTAS
Nada é mais poderoso que o sentimento de reciprocidade!
Poderá não se aplicar à sua industria, mas se criar manuais, guias de utilização ou tutoriais relativos aos seus serviços ou produtos que acrescentem valor ao utilizador final e disponibilizar no seu site para download, conseguirá fidelizar os seus clientes
6 – FAÇA USO DAS REDES SOCIAIS
Crie perfis de utilizador e uma conta para a sua empresa nas diversas redes sociais Facebook, Linkdin, twiter etc.
Adira a grupos de utilizadores relativos à sua industria, assegurando assim uma boa audiência.
Use-as para comunicar noticias da sua industria, informações relevantes para o grupo alvo em questão.
Resista a tentação de fazer propaganda e publicidade da sua empresa, estudos demonstram que apenas 20% dos seus posts devem conter elementos de auto-promoção.
5 – CRIE UM BLOG OU UMA PLATAFORMA DE CONTEÚDOS NO SEU SITE
Tire partido do chamado Inbound Marketing, fornecendo artigos, conteúdos, vídeos ou fotografias relativos à sua atividade, divulgando a sua empresa de uma forma discreta proporcionando entretenimento ou valor acrescentado ao seu público partilhando esses conteúdos nas redes sociais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Lembre-se que se fornecer conteúdos de qualidade que apresentem um valor acrescentado para a sua audiência e os disponibilizar de forma consistente no seu site irá assegurar uma audiência fiel e fazer crescer a sua reputação enquanto empresa.
Tudo o que aqui se referiu são detalhes simples cujo sucesso está baseado na execução e na consistência.
Comentários recentes